MENU

Palavra do Presidente

<

Prezado(a) amigo(a),

É com grande satisfação e entusiasmo que assumo a presidência da Sociedade Brasileira de Glaucoma para o biênio 2015-2017. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde o glaucoma é a primeira causa de cegueira irreversível no mundo. O aumento da expectativa de vida da população é um fator que contribui para o aumento do número de casos, desempenhando um papel importante na sua prevalência e incidência. Muito tem sido feito, mas a despeito de todos os esforços empreendidos, o glaucoma continua cegando milhões de pacientes em todo mundo, portanto muito há que se fazer, temos que continuar trabalhando intensamente para minimizar o efeito devastador desta doença especialmente nas populações mais desassistidas.

Encaro como um grande e estimulante desafio manter as conquistas já realizadas pela Sociedade e aprimorar ainda mais a atuação da SBG junto à comunidade médica e à população em geral, focando principalmente em medidas educativas e preventivas.

Em conjunto com os outros membros da nova diretoria e colaboradores não mediremos esforços para fazermos uma gestão de excelência com foco na prestação de serviços ao associado. Obviamente manteremos todas as boas conquistas das gestões anteriores, acrescentando novas estratégias para difusão do conhecimento aos oftalmologistas e acesso as informações sobre a doença para a população.

Neste sentido, uma das novidades será a criação da SBG Jovem, na qual uma comissão de jovens talentos da área de glaucoma juntamente com colegas mais experientes, desenvolverá diversas atividades voltadas para os associados mais novos e também para aqueles ainda em formação. Assim estaremos estimulando os mais jovens a entrarem na nossa subespecialidade e ao mesmo tempo criando um elo com a nossa sociedade.

Outros tópicos que terão destaque especial na nossa gestão serão o glaucoma congênito e o glaucoma de ângulo fechado, duas doenças que se não diagnosticadas e tratadas precocemente podem levar a cegueira muito rapidamente, com impacto na qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, com repercussões econômicas para toda a sociedade.

Por fim, gostaria de convidar a todos para o Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Glaucoma que será no Rio de Janeiro em 2017, a cidade maravilhosa estará toda revitalizada com as obras de infraestrutura decorrentes das olimpíadas de 2016 e nós estaremos de braços abertos esperando por vocês no maior evento brasileiro de glaucoma.

Contamos com o apoio de todos, com sugestões ou mesmo críticas, para fazermos uma gestão com o nível de excelência que todos voces merecem.

Abraços,

bullets-dr

Prof. Dr. Marcelo Palis Ventura
Presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma